Uma frente fria tem data para chegar ao Sul do Brasil e deve encerrar a intensa onda de calor que atinge milhões de pessoas, especialmente no Rio Grande do Sul. Segundo análise da MetSul Meteorologia, as temperaturas seguem muito elevadas até esta sexta-feira (6), com máximas próximas ou acima dos 40°C em áreas do Oeste, Campanha e Noroeste do Estado.
Nesta quinta-feira (5), o calor se intensifica, com grande parte do Oeste e da fronteira com o Uruguai registrando máximas entre 37°C e 40°C. O restante do Estado também sente o aumento das temperaturas, com valores acima de 35°C nos vales e na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A sexta-feira (6) deve marcar o pico da onda de calor, poucas horas antes da chegada da frente fria. As máximas podem variar entre 38°C e 41°C no Oeste e Noroeste e entre 36°C e 39°C no Centro, vales e Grande Porto Alegre. Ainda na sexta, o sistema começa a avançar pelo Sul do Estado, trazendo alívio gradual do calor e chuva localizada, com possibilidade de temporais isolados.
No sábado, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e provoca instabilidade em boa parte do território gaúcho. A chuva, no entanto, deve ser irregular e mal distribuída, com baixos volumes na maioria das regiões, embora pontos isolados possam registrar pancadas fortes e temporais localizados.
O impacto principal da frente fria será a moderação das temperaturas, e não a chegada de frio intenso. No fim de semana, o calor persiste no Oeste, porém sem os extremos recentes. No Sul e no Leste do Estado, as máximas ficam mais amenas, abaixo de 30°C em diversas cidades. Em Porto Alegre, após máximas próximas de 38°C na sexta, os termômetros devem marcar entre 26°C e 28°C no sábado e no domingo.
Para Bagé, a previsão é de 40°C nesta quinta-feira. Na sexta, a máxima fica em 38°C, mas chove (pouco mais de cinco milímetros). No sábado, a máxima cai para 29°C e há previsão de mais chuva, ainda que o acumulado seja de apenas cinco milímetros.
Fonte: Jornal Folha do Sul

















