Uma frente fria vai mudar o tempo no Rio Grande do Sul neste fim de semana com chuva, vento e possibilidade de temporais isolados no primeiro de vários episódios de instabilidade do mês de agosto, de acordo com a projeção meteorológica da MetSul Meteorologia.
Nesta sexta-feira, as perturbações atmosféricas associadas ao ingresso de ar quente em altitude já atingem áreas do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho, mas na maior parte do Rio Grande do Sul o tempo firme ainda predomina.
O cenário muda neste sábado. Embora o sol apareça durante o dia com nuvens em um grande número de cidades e com tempo abafado, a atmosfera se instabiliza com chuva irregular e trovoadas na maioria das regiões ainda entre a madrugada e de manhã, prosseguindo à tarde em parte do estado.
No domingo, uma frente fria se ativa na primeira metade do dia sobre o estado. Chove na maioria das regiões na madrugada e durante a manhã a chuva afeta mais áreas do Centro para o Norte gaúcho.
Da tarde para a noite, a instabilidade se concentra mais na Metade Norte, sobretudo no Norte gaúcho, enquanto na Metade Sul o tempo firme vai predominar. Na segunda-feira, embora uma melhora temporária em áreas do Centro para o Norte gaúcho entre a tarde e a noite do domingo, volta a chover.
Ventos e chuva
A frente fria será precedida por uma corrente de jato em baixos níveis forte a intensa que trará ar quente neste sábado para o Rio Grande do Sul com temperatura elevada e sensação de abafamento.
A corrente de jato vai trazer vento do quadrante Norte neste sábado pelo cenário pré-frontal com rajadas de 50 km/h a 70 km/h na maioria das regiões, mas isoladamente superiores, como na região de Santa Maria e elevações nos vales e no Sul.
Os modelos divergem muito sobre o quanto deve chover na passagem desta frente fria, mas a tendência geral é que os maiores acumulados se registrem na Metade Norte do Rio Grande do Sul, onde os volumes podem se aproximar e passar de 50 mm em algumas cidades.
A MetSul Meteorologia não descarta a possibilidade de chuva localmente forte com raios e trovoadas, e ainda acompanhada de granizo e/ou vento forte neste fim de semana e na segunda-feira.
O risco maior é granizo, uma vez que a atmosfera estará muito aquecida em altitude. Mesmo assim, vendavais localizados com rajadas muito fortes não podem ser afastados sob a presença da corrente de jato em baixos níveis. Há condições ainda para muitos raios e fortes trovoadas em algumas localidades.
Fonte: Correio do Povo