O ginete Gustavo da Silva Romero, 20 anos, natural de Itaqui, foi escolhido para integrar a delegação brasileira que disputará o 60º Festival Nacional de Doma e Folclore de Jesus María, na província de Córdoba, na Argentina — o maior evento de gineteadas das Américas. A convocação foi confirmada no domingo (16) pelo delegado Fabrício Lima.
Filho de Daiane Amaral e Wagner Romero, Gustavo cresceu em meio ao ambiente campeiro e iniciou sua trajetória nas montarias ainda na infância, aos 6 anos, participando de rodeios montando em ovelhas. Com o passar dos anos, intensificou os treinamentos na Tropilha Rompe Ferro, propriedade da família, consolidando-se como um dos novos talentos da modalidade.
Gustavo integrará o trio que defenderá a bandeira brasileira no festival, que ocorre de 8 a 18 de janeiro de 2026. Ele competirá na categoria Basto Aberto. A delegação também conta com Alex Silva, de Alegrete, na categoria Crina, e Giovane Tâmara, de Santana do Livramento, na Gurupa Sureña. O suplente é Gonçalo da Costa, de Santa Vitória do Palmar.
A comunidade itaquiense, familiares e amigos já acompanham com orgulho a preparação do jovem para um dos palcos mais tradicionais da cultura campeira do continente.
Fonte: Site SB News
















