Foi publicado o novo edital para a concessão da ponte internacional que liga São Borja, no Rio Grande do Sul, a Santo Tomé, na Argentina. A data prevista para a abertura das propostas e realização do leilão é 15 de julho.
Será a terceira tentativa de licitar a concessão da travessia sobre o Rio Uruguai. Na primeira, em janeiro, a disputa foi suspensa pelo Tribunal de Contas da União. Mais tarde, em abril, nenhum interessado se apresentou.
O edital estabelece prazo de 25 anos para a concessão. Conforme o Ministério dos Transportes, a expectativa é de que haja investimentos de 99 milhões de dólares na ponte. O documento foi publicado na terça-feira (13) pela Comab, uma comissão mista formada por integrantes dos governos brasileiros e argentinos.
As propostas para concessão serão recebidas no dia 14 de julho, e a assinatura do contrato com o novo operador está prevista para 29 de agosto.
O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) informou ter recebido da secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, a garantia de que o pedágio para veículos de passeio não ultrapassará o valor de um dólar.
O contrato da concessão abrangerá a manutenção da ponte e dos acessos rodoviários e a gestão do Centro Unificado de Fronteira (CUF).
Sobre a ponte
A ponte tem 1,4 mil metros de extensão sobre o Rio Uruguai e foi construída em 1997.
O contrato original, firmado com a concessionária Mercovia, terminaria em 2020, mas vem sendo prorrogado por aditivos até a conclusão do leilão.
Fonte: GZH