Henriel Sena Messa, de 16 anos, natural de Itaqui, morreu na noite de segunda-feira, 28 de abril, durante um confronto com a Brigada Militar em Cacequi, na Região Central do Estado. Outro menor foi apreendido na mesma ocasião, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas.
O tiroteio ocorreu próximo ao local onde, na noite anterior, dois homens foram mortos em uma briga entre facções criminosas no bairro Álvaro Leitão, também conhecido como Vila Sul. A região tem sido marcada por disputas ligadas ao tráfico, com registros de tentativas de homicídio e troca de tiros.
De acordo com a Web Rádio GC, a Brigada Militar se deslocou à área para reforçar o patrulhamento após o duplo homicídio. Ao chegarem ao local, os policiais teriam sido confrontados pelo menor, que acabou baleado e não resistiu aos ferimentos. Nenhum policial ficou ferido.
Na tarde do mesmo dia, em Rosário do Sul, quatro homens foram presos pela Brigada Militar, sendo três deles suspeitos de participação no crime em Cacequi. Um veículo com placas clonadas, supostamente utilizado na ação, foi apreendido. As prisões aconteceram nos bairros Ana Luiza, Ovídio Monte e Jorge Arigony. Entre os detidos, havia um foragido da Justiça, investigado por outro crime ocorrido recentemente nas proximidades do fórum da cidade.
As homenagens fúnebres a Henriel Sena Messa aconteceram em Cacequi no dia 29 de abril, das 16h30 às 17h45. O corpo foi trasladado para Itaqui, onde o velório teve início às 22h e seguiu até às 11h do dia 30, quando ocorreu o sepultamento no Cemitério Municipal.
Fontes: Web Rádio GC e Jornal Gazeta.