Ronald Garbin, de 42 anos, homem que participou ativamente nos salvamentos durante as enchentes no Rio Grande do Sul (RS), em 2024, morreu neste sábado (24/5). Reconhecido por muitos como herói, Ronaldo era empresário, especialista em resgates, guia de rafting e se mobilizou para ajudar os moradores que haviam sido afetados pela calamidade de inundações no último ano.
A prefeitura de Santa Tereza, no RS, se manifestou nas redes prestando condolências ao herói. O município foi castigado pelas fortes chuvas em 2024 e agradeceu a Garbin, afirmando que, além de corajoso, o homem tinha um compromisso com a vida humana “dedicou sua vida a ajudar pessoas e foi fundamental nos momentos difíceis”.
“Recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento de Ronaldo Garbin. Ronaldo teve atuação que fez a diferença nos momentos mais difíceis enfrentados pelos municípios durante as enchentes de maio de 2024. Sua dedicação, empatia e disposição para ajudar comunidades inteiras serão sempre lembradas. Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a todos que, assim como nós, reconhecem a importância do legado”, disse a prefeitura.
Homenagem
Diversas páginas de Instagram do Rio Grande do Sul publicaram posts homenageando o herói. Especialmente na Serra Gaúcha, Garbin salvou pessoas em áreas de difícil acesso na região com suas técnicas de resgate. Ele lutava contra uma leucemia crônica e faleceu no Hospital Caxias do Sul após a doença se agravar.
O homem trabalhava em uma empresa de turismo de aventura na natureza. No Instagram da instituição, foram publicados vídeos de Ronaldo praticando atividades em cachoeiras, tirolesas e uma mensagem comovente de um dos colegas de trabalho.
“Você deixou tantas lições e ensinamentos que posso te chamar não de irmão, mas de pai. Posso seguramente dizer que você mudou a minha vida. Desculpa por ter gritado com você, desculpa por não ter aceitado mais convites pra poder passar mais tempo contigo. Nunca vamos te esquecer”, disse.