O Partido Democrático Trabalhista (PDT) anunciou nesta segunda-feira (10) o lançamento oficial da pré-candidatura da ex-deputada estadual Juliana Brizola ao governo do Estado. O evento que marcará o ato ocorrerá no próximo sábado (15), durante a Convenção Municipal do partido em Porto Alegre.
A convenção será realizada a partir das 9 horas, no Plenário Otávio Rocha, na Câmara de Vereadores da capital. Segundo nota divulgada pela legenda, o encontro é visto como um “momento histórico de mobilização da militância trabalhista” e consolidará a pré-candidatura para a disputa pelo Palácio Piratini em 2026. O evento ocorre mais de 20 dias após o indiciamento de Juliana por suspeita de apropriação de dinheiro da avó materna, Dóris Daudt, de 99 anos.
A oficialização da pré-candidatura contará com a presença de lideranças estaduais, vereadores e militantes, em um movimento que o partido define como de “reconstrução do trabalhismo no Estado”. Em nota, a direção estadual afirmou que Juliana “representa a força do legado trabalhista e a esperança de um novo tempo para o Rio Grande”.
Retomada do projeto brizolista
O PDT enquadra a pré-candidatura de Juliana como a retomada do “projeto brizolista” de desenvolvimento com justiça social, em referência ao legado de seu avô, Leonel Brizola, o único político na história do Brasil a ser eleito governador de dois estados distintos: Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Fonte: Jornal NH
















