A primeira pesquisa Genial/Quaest de 2026 reforça a percepção de que o principal candidato da direita a presidente será mesmo o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Tanto nos cenários de primeiro como nos de segundo turno os números dele são semelhantes aos do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, do Republicanos. Tarcísio vinha costurando a candidatura a presidente, com apoio de empresários e do mercado financeiro, quando Flávio saiu de uma visita ao pai na carceragem da Polícia Federal anunciando que tinha sido ungido candidato.
Desde então, o desempenho de Flávio vem melhorando nas pesquisas, em um sinal de que os eleitores se convenceram de que Tarcísio será candidato à reeleição em São Paulo. Faltando pouco mais de nove meses para a eleição, o presidente Lula segue na liderança em todos os cenários de primeiro e segundo turnos.
Em um eventual segundo turno, Lula teria 45% e Flávio, 38%. Com Tarcísio, Lula alcançaria 44% e o governador paulista, 39%.
As demais simulações de segundo turno indicam que qualquer outro candidato da direita, se chegar ao segundo turno, terá índices na mesma faixa:
- Lula 43% X Ratinho Júnior 36%
- Lula 44 X Ronaldo Caiado 33%
- Lula 46% X Romeu Zema 31%
- Lula 45% X Aldo Rebelo 27%
- Lula 46% X Renan Santos 26%
No primeiro turno, Lula lidera todos os cenários, com índices que vão de 35% a 40%, dependendo dos adversários.
Em segundo lugar, Flávio vai de 23% a 32%. Tarcísio, de 9% a 27%. Os menores percentuais são de um cenário improvável, em que Flávio e Tarcísio concorreriam em chapas separadas à Presidência da República.
A pesquisa foi realizada no período de 8 a 11 de janeiro, com 2.004 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: GZH
















