A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (15), a Operação Falcon, que investiga uma organização criminosa responsável por enviar drogas ao Presídio Estadual de São Borja (PESB) por meio de drones. A ação é coordenada pela delegada Elisandra Mattoso Batista e teve apoio de unidades de várias regiões do Estado
As investigações começaram em 2023, depois que policiais penais conseguiram interceptar um drone que tentava levar entorpecentes para dentro do presídio. A partir desse episódio, a Polícia Civil iniciou uma apuração que identificou os responsáveis e apontou o envolvimento de uma facção criminosa na logística e execução do tráfico.
Nesta fase da operação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em São Borja, Caxias do Sul e Porto Alegre. Cerca de 50 policiais civis participaram da ação. Foram apreendidos dinheiro, joias e diversos materiais de interesse das investigações.

Em um dos endereços, a equipe localizou produtos como roupas, calçados e perfumes com suspeita de falsificação, que foram recolhidos pela Receita Federal, também participante da operação.
A Operação Falcon faz parte do programa Protetor das Fronteiras e Divisas, e reforça o trabalho de inteligência e integração das forças de segurança no combate ao crime organizado. O nome da ação faz referência ao falcão, ave de rapina que simboliza vigilância e precisão, em alusão à estratégia e determinação da polícia no enfrentamento ao tráfico.
Fonte: Site SB News | Com informações da Polícia Civil