Agentes das Delegacias Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRABs) de diversas regiões do Estado participaram, entre os dias 7 e 9 de abril, do 1º Curso de Operador de Drone, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (SENAR-RS). A capacitação foi realizada na sede da Associação e Sindicato Rural de Bagé.
A iniciativa marca um avanço no uso de tecnologias aplicadas à segurança pública, com foco na repressão a crimes no meio rural. Atualmente, os drones são ferramentas amplamente utilizadas no setor agropecuário, e, cada vez mais, têm sido incorporados pelas forças de segurança para ampliar a efetividade das investigações, com destaque para o mapeamento e monitoramento de áreas de difícil acesso.

Segundo a Polícia Civil, o uso dos drones exige preparo técnico e domínio operacional, habilidades que foram aprimoradas durante o curso. A parceria com o SENAR-RS permitiu que os 15 policiais civis participantes tivessem contato direto com a tecnologia, ajustando sua utilização às demandas específicas das atividades de polícia judiciária.
A expectativa é de que, com a nova capacitação, as ações das DECRABs ganhem ainda mais eficiência, com investigações mais qualificadas e redução de riscos aos agentes em campo.
Fonte: DICRAB/DPI/Polícia Civil-RS