Porto Alegre registrou o segundo caso suspeito de intoxicação por metanol, conforme boletim emitido pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (6). Os dois casos estão sob investigação.
Um terceiro episódio, contabilizado em Santa Maria, na Região Central, foi descartado após análise, segundo o documento.
A nova suspeita em Porto Alegre é de um homem de 23 anos que bebeu vinho e apresentou mal-estar, conforme explicou o diretor adjunto da Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, Marcelo Vallandro, em entrevista ao programa Estúdio Gaúcha, da Rádio Gaúcha:
— A gente tem a informação de que ele bebeu vinho. Em um primeiro momento, os casos que têm aparecido são a partir de bebidas destiladas, mas não podemos descartar outras possibilidades, de forma geral — afirmou.
O primeiro caso suspeito registrado na Capital é de um paciente de 38 anos, que passou mal após ingerir cachaça. Ele foi atendido no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, recebeu alta e passa bem. A ligação com metanol ainda é avaliada.
Segundo Vallandro, em ambos os casos, as bebidas alcóolicas teriam sido consumidas dentro do RS. No caso descartado de Santa Maria, o paciente também teria ingerido vinho.
Fonte: GZH