Por: Lenita Gonçalves – Fonoaudióloga | Colunista
Pais e mães são heróis. São os primeiros super-heróis de seus filhos. Eles se destacam pela coragem, pela força, pela valentia e pela busca incansável do bem-estar de seus filhos. Empenham-se, para além da proteção, do amor e da segurança, nas lutas constantes pelo recurso adequado para o seu desenvolvimento, e, dentre esses, um dos recursos que facilita e que estimula a comunicação alternativa dos seus filhos atípicos, como de uma criança autista. Segundo Donadio et al., uma abordagem “foi desenvolvido pela fonoaudióloga Déborah Hayden e colegas no final da década de 70” (2024, p. 2) conhecida como PROMPT (Pontos para a Reestruturação de Objetivos Fonéticos e Oro-Musculares).
Este, que “originalmente criado para aprimorar e reestruturar os alvos fonéticos musculares orais da fala, o PROMPT evoluiu para um modelo completo para avaliação e tratamento” (Donadio et al., 2024, p. 2), é considerada uma abordagem multidimensional e inovadora na área da fonoaudiologia, ensinando os músculos da língua e mandíbula e da boca na coordenação dos movimentos envolvidos e necessários para formar sons e assim explanar, esclarecer suas opiniões, desejos e concepções.
O método PROMPT, com a combinação de toques táteis e estímulos motores. Auxilia aqueles que possuem distúrbio da fala de modo a permitir desenvolverem um maior controle daqueles músculos em que estão envolvidos na produção da linguagem, em especial os que afetam as condições, ou das crianças que apresentam apraxia de fala, atrasos e dificuldades no desenvolvimento da linguagem, limitações e barreiras neuromotores ou até mesmo em pessoas que sofreram Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). Esse considera fatores cognitivos e sociais da criança autista, ou seja, exercita, estimula os músculos e ainda, a partir de seus métodos, possibilita trabalhar aspectos como intenção comunicativa, o desenvolvimento linguístico e a interação social.
Portanto, através do método PROMPT, “considerado uma filosofia, uma abordagem, um sistema e uma técnica. […] inclui princípios neuromotores, informação auditiva, visual e somatoestésica (cinestésica e proprioceptiva) para fornecer uma retroalimentação (feedback) ao sistema de fala” (Donadio et al., 2024, p. 2), o fonoaudiólogo pode cooperar, conforme a necessidade específica do paciente, no melhoramento da articulação das palavras, usando esta abordagem revolucionária, relacionando saberes, ferramentas e técnicas no tratamento da fala dando a viabilidade de permitir aos seus pacientes além da compreensão, do entendimento e da clareza na fala, a autoconfiança e a autoestima para se expressar plenamente. Ou seja, de serem ouvidos e compreendidos naquilo que desejam comunicar.
Logo, concluiu-se que PROMPT torna-se, para esses pais e mães super-heróis, um ato de amor, respeito e esperança de permitir que a comunicação vai além das palavras.
Clínica de Fonoaudiologia Lenita
Centro Comercial Andradas,2115 Sala 201
REFERÊNCIAS
DONADIO, Denise Miranda de Oliveira; SIMÕES-ZENARI, Marcia; SANTOS, Thaís Helena Ferreira Santos; SANCHEZ, Maria Gabriela; CARDILLI-DIAS, Daniela; MOLINI-AVEJONAS, Daniela Regina. Uso do método de Pontos para a Reestruturação de Objetivos Fonéticos e Oro-Musculares (PROMPT) no Transtorno do Espectro Autista: um estudo de caso. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/codas/a/SnpRy3CHsFGNMrLLrMLKH7j/?lang=pt#