A Semana da Pátria foi aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira (1º) em São Borja, em solenidade realizada na Plataforma Cívica Teotônio Vilela. O ato marcou o início das comemorações pelos 203 anos da Independência do Brasil e contou com grande presença de autoridades e da comunidade.
A cerimônia começou com o acendimento do Fogo da Pátria, feito pelo 3º sargento Júnior Gastring, seguido do hasteamento das bandeiras. O Brasil foi representado pelo 2º tenente de engenharia Gustavo Gomes Gárgaro; o Rio Grande do Sul, pelo policial militar Everton Canterle; o Mercosul, pelo presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Reolon; e o município de São Borja, pelo prefeito em exercício, Jefferson Olea Homrich.

Entre os presentes estavam a primeira-dama Regina Camargo e secretários municipais, além de vereadores e representantes de instituições civis e militares. Estudantes do Colégio Sagrado Coração de Jesus e da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus também participaram com professores e alunos.
Por conta da chuva, o fogo simbólico precisou ser retirado da pira e reconduzido ao 2º RC Mec. A previsão é que ele retorne à Praça XV de Novembro nesta terça-feira (2), se as condições climáticas permitirem.
A programação segue até o dia 7 de setembro, com destaque para três desfiles cívicos: na quarta-feira (3), em Rincão do Meio, às 14h30; no sábado (6), no bairro do Passo, às 15h; e no domingo (7), encerrando as atividades com o tradicional desfile na Rua General Marques, no Centro, às 8h.
Fonte: Site SB News| Com informações da Prefeitura de São Borja