Pela primeira vez em São Borja, foi instalada uma tornozeleira eletrônica em um agressor de mulheres dentro do Programa Monitoramento do Agressor, iniciativa pioneira no país no enfrentamento à violência doméstica. A medida foi aplicada no dia 2 de julho, com o objetivo de prevenir feminicídios e reforçar o cumprimento de medidas protetivas.
A ação foi coordenada pela 2ª Promotoria de Justiça Criminal e contou com a atuação conjunta da Polícia Civil e da Brigada Militar. Após ordem judicial, o dispositivo foi colocado pela Polícia Civil e passou a ser monitorado em tempo real pela Brigada Militar.
A vítima, por sua vez, recebeu um celular com aplicativo conectado ao sistema. O dispositivo emite alertas sempre que o agressor ultrapassa o limite de distância determinado pela Justiça. Nessas situações, uma guarnição da Brigada é acionada imediatamente para intervir.
O programa integra o projeto Em Frente, Mulher, do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, sob coordenação do RS Seguro, e tem como foco a resposta ágil e a proteção efetiva de mulheres em situação de risco.
Fonte: Site SB News| Com informações do Ministério Público