São Luiz Gonzaga foi a cidade mais quente do Brasil nesta terça-feira (27), ao registrar 39°C, conforme ranking nacional de temperaturas. O município do Noroeste gaúcho liderou a lista em um dia marcado por calor extremo em diversas regiões do país.
No Rio Grande do Sul, além de São Luiz Gonzaga, Porto Alegre foi a capital mais quente do Brasil, com máxima de 37°C. O recorde de calor de 2026 na capital segue sendo de 37,1°C, registrado em 15 de janeiro.
Outras cidades de Mato Grosso do Sul e Alagoas também figuraram entre as maiores temperaturas do país, reforçando a atuação de uma intensa massa de ar quente sobre grande parte do território brasileiro.
Entre as cinco maiores temperaturas registradas no Brasil nesta terça-feira, estão:
•39,0°C – São Luiz Gonzaga (RS)
•38,9°C – Porto Murtinho (MS)
•37,6°C – Pão de Açúcar (AL)
•37,5°C – Aquidauana (MS)
•37,5°C – Corumbá (MS)
Para esta quarta-feira (28), a Climatempo informa que, apesar da previsão de chuva, o calor intenso deve continuar no Rio Grande do Sul. Após uma sequência de dias de sol e altas temperaturas, o tempo começa a apresentar mudanças, com aumento da umidade e da instabilidade atmosférica.
Durante a manhã, o sol ainda aparece entre nuvens em grande parte do Estado. A partir da tarde, a combinação de calor, umidade e áreas de baixa pressão favorece a formação de pancadas de chuva e temporais, especialmente nas regiões Oeste, Missões, Noroeste, Campanha, Centro e Sul. Na Serra e no Litoral, a influência marítima pode provocar chuva de menor intensidade.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para algumas áreas do Rio Grande do Sul. As chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento, com acumulados entre 10 e 50 milímetros, podendo ocorrer volumes pontualmente superiores.
Fonte: Jornal Noroeste

















