Um homem de 54 anos foi preso preventivamente por suspeita de atuar como armeiro de um grupo criminoso em Viamão, na Região Metropolitana. Ele é tenente aposentado da Brigada Militar.
A ação foi da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), vinculada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Corregedoria-Geral da BM e Delegacia de Roubos também atuaram em conjunto nas diligências.
Batizada de Operação Gunsmith, a ofensiva foi consequência de quatro meses de investigação. De acordo com a Polícia Civil, o militar da reserva atuava a serviço de traficantes no bairro Jardim Krahe, onde fazia manutenção, reparação e modificação de armas de fogo. Ele ainda não tinha antecedentes.
“Esse homem atuava há anos com a organização criminosa. Ele manuseava armas sem registro e com numeração raspada. Além disso, também suspeitamos que produzia armamento artesanal para traficantes”, afirmou a delegada Samieh Saleh, titular da Desarme.
As apreensões somaram oito armas: quatro pistolas, um fuzil, duas carabinas e um revólver. Também foi confiscada uma impressora 3D que, segundo a investigação, era utilizada para confeccionar acessórios de armamento.
Além da ordem de prisão preventiva, o homem também foi detido em flagrante por posse ilegal de munições. Ele reside em uma região onde atua, majoritariamente, uma facção com base no Vale do Sinos. Também ali, há presença minoritária de outro bando, oriundo da Vila Bom Jesus, na zona Leste de Porto Alegre, sendo as duas quadrilhas com ramificações na Região Metropolitana. O preso seria comparsa do primeiro grupo.
Fonte: Correio do Povo