O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no domingo (4) que “é preciso fazer algo em relação ao México” e que os cartéis de drogas são “muito fortes e governam o país”, o que é uma ameaça direta aos Estados Unidos.
Trump afirmou ainda, em entrevista coletiva a bordo do avião presidencial, que, em todas as conversas que mantém com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, oferece o envio de tropas americanas para combater o crime organizado. Mas, de acordo com o presidente americano, Sheinbaum tem “medo” de enfrentar os cartéis.
O presidente americano não detalhou se há planos concretos para uma ação militar no México, mas disse que Washington seguirá pressionando para conter o tráfico de drogas e a atuação das organizações criminosas que operam a partir do país vizinho.
Operação na Colômbia seria “boa ideia”, diz Trump
Após o ataque contra a Venezuela, o republicano também mencionou a Colômbia, e disse que operação no país seria uma “boa ideia”.
— A Colômbia também está muito doente, administrada por um homem doente, que gosta de fazer cocaína e vendê-la para os Estados Unidos, e ele não vai fazer isso por muito tempo — declarou Trump em referência ao presidente colombiano, Gustavo Petro.
Conforme informações divulgadas pela imprensa, Trump foi questionado por jornalistas se os Estados Unidos realizariam alguma operação militar na Colômbia:
— Parece bom para mim — respondeu.
O presidente colombiano Gustavo Petro é um dos principais críticos do mandatário norte-americano e tem feito críticas às operações militares dos EUA na América do Sul.
Fonte: GZH
















