A Federação das Câmaras de Comércio e de Serviços do Rio Grande do Sul (FCCS-RS) prevê um aumento de 5% nas vendas relacionadas à Páscoa 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Isso deve representar uma injeção de aproximadamente R$ 250 milhões no comércio gaúcho.
A projeção positiva leva em conta fatores como a boa recuperação do mercado de trabalho no estado, que gera aumento da renda familiar, e o forte apelo emocional da data comemorativa, que faz os consumidores se mobilizarem em busca dos ovos e chocolates para presentear.
O presidente da FCCS-RS, Vitor Augusto Koch, explica que apesar de fatores que geram cautela na hora da compra, o cenário é de crescimento das vendas. “Mesmo com a alta considerável no preço do cacau, a inflação dos alimentos e a elevada taxa de juros do país, é um momento em que a população dribla as dificuldades financeiras e celebra a Páscoa adquirindo os produtos típicos do período, como ovos e barras de chocolate, além do pescado, cujo consumo é muito forte na Sexta-Feira Santa”, avalia.
Com a alta dos preços do cacau, deve crescer a estratégia adotada há alguns anos pelas famílias de comprar chocolate em barra e produzir, artesanalmente, os itens com os quais irão presentear familiares e amigos. O ticket médio projetado pela FCCS-RS deve ficar em torno de R$ 170,00, justamente pelo encarecimento dos produtos. “A produção de ovos de chocolate caseiros é uma solução utilizada há bastante tempo para enfrentar o preço elevado desses artigos. Há, ainda, quem compra presentes mais acessíveis, especialmente para as crianças, como roupas infantis e brinquedos, alternativas importantes para celebrar a data”, aponta o presidente.
Para os comerciantes terem vendas positivas na data, o presidente da federação dá algumas dicas. Um bom atendimento ao cliente é um fator essencial, já que a experiência positiva no estabelecimento influencia na hora da compra. Deixar o consumidor à vontade, com atendentes disponíveis e atenciosos é um bom caminho.
Também são interessantes estratégias como colocar produtos relacionados à Páscoa em destaque, especialmente ovos de chocolate, ovos em formato de coelho, cestas de chocolate, coelhos de pelúcia e cartões temáticos. Ter uma vitrine que impacte positivamente o consumidor e tentar viabilizar preços e condições de pagamento adequadas ao orçamento dos clientes é uma alternativa.