O vereador Coronel Ustra (PL) pediu autorização para entrar armado na Câmara Municipal de Porto Alegre nesta quarta-feira (15).
A solicitação ocorreu após vereadores da oposição pediram que os portões da Câmara fossem abertos para a entrada de manifestantes contrários à concessão do Dmae, que está prevista para ser votada nesta quarta-feira. O pedido foi acatado pelo presidente da sessão, Márcio Bins Ely (PDT).
De acordo com Juliana de Souza (PT), os vereadores foram informados, no início da tarde, que entraria em vigor um protocolo de segurança restringindo a entrada no Legislativo. A parlamentar Natasha Ferreira (PT) pediu, então, que fosse liberada a entrada do público:
— Nós estávamos lá fora, tem crianças, tem mulheres, que estão no sol. Não conseguem acessar a casa por conta também de banheiro.
Contrariado com a proposta, o parlamentar do PL encaminhou o pedido pela liberação do trânsito com arma.
— Gostaria de pedir que os vereadores que possuem porte de arma de fogo possam, se abertos os portões, andar armados aqui no plenário. Pela nossa segurança — solicitou o parlamentar como uma questão de ordem.
Até a publicação desta matéria, o requerimento de Ustra não havia sido votado.
Fonte: GZH