A semana deve ser de instabilidade em todo o Rio Grande do Sul. Com poucos momentos de tempo firme, pancadas de chuva e rajadas de vento devem marcar os próximos dias em diferentes regiões.
Na segunda-feira (29), há predomínio de tempo firme. A Região Sul poderá registrar temperaturas baixas durante a manhã. Em Santa Vitória do Palmar, a mínima será de 9ºC.
À noite, a previsão é de pancadas de chuva em municípios da Metade Oeste. Na madrugada de terça-feira (30), a instabilidade voltará a se espalhar pelo território gaúcho.
Vai chover especialmente no Centro, Norte e no Noroeste. Ao longo do dia, a instabilidade vai migrar para a Região Metropolitana, com previsão de pancadas isoladas em Porto Alegre. É um cenário de chuva a qualquer momento. A Metade Sul não deverá registrar tanta umidade — acrescenta Murilo Lopes, meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Segundo o especialista, a chuva não deve causar transtornos.
Setembro e outubro chuvosos
A instabilidade poderá dar uma trégua na quarta-feira (1º). O sol continuará tímido e o céu ficará encoberto em todo Estado, com chance de garoa em alguns municípios da Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte.
Por causa de um sistema de baixa pressão próximo à costa, poderemos ter rajadas de vento que superam os 40 km/h. Mesmo que a temperatura volte a subir acima dos 20ºC, o vento leste vai limitar a sensação de calor — explica Lopes.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as máximas deverão ser de 24ºC em São Borja, na Fronteira Oeste, 23ºC em Cachoeira do Sul, no Centro, 21ºC em Pelotas, no Sul, e 20ºC em Porto Alegre.
A instabilidade voltará na quinta-feira (2) à noite, e, mais uma vez, começará pelo Oeste. O cenário de chuva deverá se espalhar pelo resto do Estado durante a sexta-feira (3). Lopes pontua que as pancadas deverão ser mais fortes e que há chances de temporais isolados com rajadas de vento.
Para o meteorologista, o cenário de instabilidade constante no Estado já era aguardado:
— Já esperávamos que setembro e outubro fossem mais chuvosos. A tendência da instabilidade diminuir no Rio Grande do Sul é mais para final de novembro, começo de dezembro. Outubro ainda vai se manter com bastante umidade.
Fonte: GZH