Um desenho com apologia ao nazismo e mensagens ofensivas à comunidade LGBTQIA+ foi encontrado nesta quinta-feira (27) em um dos banheiros da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no campus de São Borja. A imagem, que causou indignação e sensação de insegurança entre os estudantes, foi identificada por alunos, que imediatamente comunicaram a direção da instituição.
A presença da simbologia extremista no ambiente universitário gerou forte repercussão no campus. Estudantes relataram medo e preocupação com a falta de segurança, especialmente por se tratar de uma manifestação que incita o ódio e a intolerância.
Em nota oficial, a Direção da Unipampa São Borja repudiou o ato e informou que foram tomadas as medidas legais cabíveis. Um boletim de ocorrência foi registrado sob o número 19/2025, e a universidade seguirá com a apuração dos fatos.
“A Direção da Unipampa São Borja repudia veementemente qualquer manifestação de incitação ao nazismo ou ideologias discriminatórias em qualquer espaço, incluindo suas dependências”, diz o comunicado. A nota também destaca que atitudes dessa natureza violam os princípios fundamentais de respeito, inclusão e direitos humanos que regem a comunidade acadêmica.
A instituição reafirmou seu compromisso com a manutenção de um ambiente seguro, plural e democrático para todos os estudantes, docentes e servidores.
Fonte: Site Sb News