São Borja foi uma das duas únicas contempladas em sua área na Consulta Popular 2024/2025 do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O município assegurou um investimento de R$ 137.500,00 para expandir as ações de assistência e cuidado com a pessoa idosa, reforçando a rede socioassistencial local. O valor faz parte dos mais de R$ 2,1 milhões destinados a 17 municípios gaúchos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social de São Borja, Jefferson Homrich, destacou durante o ato de assinatura, realizado em Porto Alegre, o notável aumento na participação da comunidade local no processo de votação. “No ano passado tivemos 960 votos na Consulta Popular. Neste ano, chegamos a 3.910 votos. Nossa região triplicou a participação, o que mostra a credibilidade que o governo do Estado passa ao mobilizar a comunidade”, afirmou Homrich.
O titular da Sedes, Beto Fantinel, ressaltou que a Consulta Popular é um instrumento fundamental para a política de assistência social, reafirmando o compromisso do governo com a descentralização dos recursos e o diálogo direto com os municípios.
“Esperamos que a Consulta Popular continue como um instrumento de enfrentamento de temas que a política de assistência social exige. A política pública se faz enfrentando os problemas, e não as pessoas”, disse o secretário Fantinel.
A Sedes foi a pasta com o maior volume de propostas recebidas nesta edição – 195 projetos –, um aumento de 119% em relação ao ano anterior, sinalizando o crescente interesse dos municípios em buscar recursos para a área social através deste mecanismo de participação popular. O expressivo número de votos em São Borja agora serve de exemplo para que outros municípios da Região das Missões se mobilizem e garantam mais investimentos nas próximas edições da Consulta Popular, instituída em 1998 para permitir que a população decida parte do orçamento estadual.
Fonte: Site SB News

















